segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Palco do IV TobiArte foi de cultura e alegria para espectadores e artista


À esquerda, Josenilson Bispo, Secretário de Cultura

O IV Festival de Arte de Tobias Barreto manteve sua tradição de levar ao público a cultura sergipana nas mais diversas manifestações artísticas, cerca de 50, distribuídas em cinco dias de programação, de 23 a 27 de outubro. Grupos de teatro, dança, música e folclore apresentaram-se ao público tobiense e também a visitantes de municípios vizinhos da cidade distante 120 km de Aracaju, no centro-sul de Sergipe.
“O festival a cada ano tem tido uma evolução que tem me surpreendido. Estamos no início do processo, mas ele tem sido revolucionário na sua concepção, na beleza, no entendimento da nossa sociedade. É bom dizer que o povo está feliz com o que está acontecendo em Tobias Barreto. E percebemos também que os artistas que estiveram nas nossas arenas, praças e salas de espetáculos estão encantados por Tobias Barreto, pelo nosso público, pela forma como são recebidos, e pela estrutura que o Tobiarte tem oferecido aos grupos”, destaca o secretário de Cultura de Tobias Barreto, Josenilson Bispo dos Santos. 
A Praça do Cruzeiro foi o cenário principal das apresentações. Montada com o apoio do Governo do Estado, a Arena Aderbal Correia recebeu arquibancadas e uma grande estrutura de luz e som para abrigar a Lira Musical N. Sra. Imperatriz dos Campos, de Tobias Barreto; a Cia. Contempodança, de Aracaju; os Caboclinhos do Povoado Duro, de Itapotanga D’Ajuda; o Imbuaça, de Aracaju; a Raízes Nordestinas, de Poço Redondo; o Risocínico, de Estância; a Orquestra Sinfônica 28 de Agosto, de Itabaiana; a Cia Stultifera Navis, a dupla Chiko Queiroga e Antônio Rogério, a Palhaça Carmela e a Cia. Imprevisíveis, todas de Aracaju, e outras dezenas de grupos artísticos e culturais de Sergipe.
A atriz Isabel Santos esteve pela primeira vez na cidade com o Imbuaça, grupo de teatro de rua mais antigo do país. “O TobiArte está de parabéns por representar a democratização da arte. O Imbuaça nunca veio aqui em Tobias Barreto em 36 anos e hoje nós tivemos esse público gigantesco”, atestou Isabel. O ator e diretor Luis Carlos du Santus, do grupo Risocínico, também reconheceu a importância do Festival de Arte de Tobias Barreto. “É espaço para os artistas de Sergipe mostrarem seus trabalhos, é espaço para intercâmbio e é espaço, principalmente, para projetar Tobias Barreto no cenário das artes no Estado”, afirmou o estanciano.
Cortejo Folclórico

Pelas ruas da cidade diariamente circularam grupos folclóricos entoando seus cantos e gritos de guerra num colorido cortejo. Entre eles os Lambe-Sujos de Mestre Chupinha Samba Negro, de Indiaroba; o Maculelê e o Reisado de Lagarto; a Batucada de Buscapé de Estância; o Reisado de Rosário; o Pífano de Santa Luzia; as Taieras, o Samba de Coco e o Carimbó de Lagarto; o Maculelê de Tobias Barreto; o Pífano Malagueta, de Japaratuba; Batalhão Primeiro de São João do Mestre Zé Rolinha e Cacumbi Mestre Deca, de Laranjeiras; grupos de Samba de Coco, grupos percussivos e Trança-Fitas.
Além do cortejo folclórico, a Avenida 7 de Junho recebeu durante os cinco dias de IV TobiArte uma mostra de artes visuais, com exposições fotográficas em homenagem ao aniversário da cidade e sobre o Festival Cultural de Laranjeiras, e exposição de artes plásticas, entre pinturas, desenhos e caricaturas. Réplicas gigantes de brinquedos populares ficaram à disposição dos populares, para alegria de crianças e adultos. 
Outra atração que chamou bastante atenção de moradores e visitantes foi a apresentação vinda especialmente de Estância. O tradicional Barco-de-Fogo iluminou a noite de sábado, 26, assim como as espadas-de-fogo, que também surpreenderam os espectadores.
A Câmara de Vereadores de Tobias Barreto abriu suas portas para o IV TobiArte e se transformo no Cine Tobiarte para a Mostra Audiovisual do festival. Ainda na casa legislativa municipal, o Espaço Cultura em Debate recebeu, na sexta-feira, 25 a Reunião do Fórum de Secretários e Dirigentes de Cultura de Sergipe. Em pauta o desenvolvimento das produções culturais sergipanas. 
Outra característica importante do IV Festival de Arte de Tobias Barreto foi o envolvimento da rede pública e particular de ensino com a composição de cinquenta por cento de sua programação com apresentações escolares, além dos artistas locais. “Nossos alunos pedem para estar dentro do movimento das artes. A preparação demora cerca de um mês e após a apresentação sempre há comentários entre eles”, contou a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Iraildes Padilha, Maria Valdice Carvalho. 
Encerramento
Na última noite de festival, uma atração em especial chamou a atenção do público. Uma palhaça graciosa levou diversão à Arena Aderbal Correia. “É uma honra pra mim estar aqui. Eu gostaria realmente de ter vindo com mais tempo, talvez dois dias antes, pra ter acompanhado outras coisas. O pessoal faz um grande esforço, um trabalho belíssimo, traz grupos contemporâneos e folclóricos”, afirmou a Palhaça Carmela após apresentar seu espetáculo Retalhos. “Você condensa e traz possibilidades para um lugar que não tem um fluxo cultural, proporciona para as pessoas que moram na cidade e na região uma grande diversidade do que está sendo produzido no Estado”, disse Carmela sobre a importância do festival acontecer no interior.
Resultado do empenho da Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Turismo em proporcionar o contato com as mais diversas formas de arte aos moradores da região e também em valorizar a produção cultural de todas as cidades sergipanas. “Sinceramente falando, me sinto realizado, consciente de que nós estamos fazendo um trabalho em Tobias Barreto que vai repercutir no Estado todo. Nós estamos colaborando com o Estado de Sergipe. E a cultura de Tobias Barreto está sendo prestigiada também através do trabalho apresentado pelos nossos estudantes e pelos nossos atores – já temos nosso grupo de teatro no município! As pessoas estão felizes com o festival, com o que está acontecendo em nossa cidade”, ressaltou Nilsinho. E ano que vem tem mais!
Cacumbi Mestre Deca | Foto: Notícias a Granel

Palhaça Carmela | Foto: Notícias a Granel
Imbuaça | Foto: Notícias a Granel

Arena Aderbal Correia












Nenhum comentário:

Postar um comentário