sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Grupos artísticos de todo o Estado se apresentam no IV TobiArte em outubro



Tobias Barreto já se organiza para mais um Festival de Arte. A quarta edição do TobiArte acontece de 23 a 27 deste mês e reúne mais de 50 apresentações artísticas nas ruas e praças da cidade. Mais uma vez o evento cultural movimenta a cena teatral sergipana, que em peso integra a programação apresentada aos habitantes e visitantes da cidade a 120 km de Aracaju, no centro-sul de Sergipe.
“Eu espero que essa edição do festival traga desenvolvimento para a cultura não só do município de Tobias Barreto, mas para a cultura do Estado. O Tobiarte é um evento que agrega muitos municípios, preza pelo artista sergipano na sua essência – desde o teatro de Poço Redondo, o teatro de Estância, a dança sergipana, o folclore sergipano na sua essência – e apresenta a cidade de Tobias Barreto para Sergipe através da cultura”, destaca o secretário de Cultura de Tobias Barreto, Josenilson Bispo dos Santos. 
As manifestações acontecem em diversos pontos do município, como o casarão que abriga a Secretaria Municipal de Cultura, onde serão realizadas oficinas vespertinas do Ponto de Cultura Caixotes da Memória e do Grupo Oficina Criativa. Na quinta, 24, Ivo Adnil, da Barra dos Coqueiros, apresenta o espetáculo Fuga ao Passado. Na noite de sexta-feira, 25, a Cia. Stultífera Navis, de Aracaju, encena lá o premiado “Cabaré dos Insensatos”.
A Praça da Matriz vira palco também na noite de sexta para a Cia. Itapoarts, de Itaporanga D’Ajuda, apresentar “Um trambiqueiro, o frouxo e o matador”. Já a Praça do Cruzeiro recebe a maior parte das apresentações do IV TobiArte. Com o primeiro dia todo dedicado à música, com grupos e bandas marciais locais, sobem ao palco após a abertura oficial na quarta-feira, 23, a Lira Musical N. Sra. Imperatriz dos Campos e a dupla Chico Queiroga e Antônio Rogério. 
E sendo a praça do povo, todas as escolas públicas e particulares de Tobias Barreto levam suas apresentações culturais, produzidas durante meses, para o festival. A Cia. Teatro em Cena, primeiro grupo formado na cidade, também participa e fará sua estreia nos palcos na sexta, com a peça “A Caixa de Zatrah”. Uma Feira de Cultura e Artesanato dividirá o espaço na sexta e no sábado, disponibilizando aos visitantes produtos produzidos no próprio município.
Grupos de arte cênica, dança e folclore de Aracaju, Laranjeiras, Estância e Poço Redondo mostram ao público a produção cultural nascida na capital e no interior sergipanos. De Itabaiana, a Orquestra Sinfônica 28 de Agosto se apresenta no final da tarde de sábado. Logo em seguida é o Barco de Fogo que viaja de Estância especialmente para o IV TobiArte. E mais à noite a Praça do Cruzeiro recebe pela primeira vez o grupo de teatro de rua mais antigo do país, o Imbuaça, com “A Farsa dos Opostos”.
Na Avenida 7 de Junho o público vai poder conferir todos os dias e noites a Mostra de Artes Visuais, com exposições fotográficas e de artes plásticas, entre pinturas, desenhos e caricaturas. Este, aliás, é o local diário também de início do Cortejo Folclórico, que parte sempre às 16 horas chamando os moradores e levando os passantes em direção à Praça do Cruzeiro para as apresentações do dia. 
A importância do festival também como inclusão social ao dar oportunidade a quem não tem como se apresentar é enfatizada pelo secretário Josenilson Bispo. “Além disso, é essencialmente rico para a população tobiense, que criou uma identificação muito grande com o TobiArte. Esse festival não teria sentido sem a participação popular. Ele poderia ser maravilhoso em suas apresentações e na diversidade cultural, mas se não tivesse a presença do público não teria sentido. Estamos muito felizes porque percebemos que o público o aceitou de forma, eu diria, avassaladora”, ressalta o secretário.
Além de efetivamente promover a cultura com a realização do evento, o Festival de Arte de Tobias Barreto também põe em cena a discussão sobre o tema. Na manhã do dia 25, o Espaço Cultura em Debate recebe a Reunião do Fórum de Secretários e Dirigentes de Cultura de Sergipe. Como cenário um lugar mais que perfeito: a Câmara de Vereadores, que se transforma ainda no Cine Tobiarte para a Mostra Audiovisual durante todas as noites do festival, sempre às 19 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário