quinta-feira, 24 de outubro de 2013

IV TobiArte começa com muita música no interior sergipano




O primeiro dia da quarta edição do Festival de Arte de Tobias Barreto foi todo dedicado à música na Praça do Cruzeiro. O público presente nesta quarta-feira, 23, à Arena Aderbal Correia assistiu a grupos e artistas tobienses, como a Lira Nossa Senhora Imperatriz dos Campos, que encantou a todos após a solenidade oficial de abertura do evento. A noite contou ainda com apresentação da dupla de Aracaju Chiko Queiroga e Antônio Rogério. Até domingo, 27, cerca de 50 apresentações artísticas tomam ruas e praças da cidade.
Em seu discurso, o prefeito Dilson de Agripino deu as boas-vindas a todos e ressaltou o papel social do festival. “A grande função de um evento como esse é a formação do cidadão. E Tobias Barreto, humildemente, está dando um exemplo. A perspectiva é sempre crescente. Estou muito feliz porque na primeira edição do TobiArte tínhamos grande parte da programação com artistas de fora e agora já temos em média 50% do conteúdo feito por grupos de Tobias Barreto, já que envolvemos todas escolas do município”, destacou o alcaide.
À esquerda, o secretário de cultura, Josenilson Bispo, e à direita, o prefeito Adilson Santos

O secretário de Cultura, Juventude e Turismo, Josenilson Bispo, também recepcionou o público na abertura do IV TobiArte, agradeceu aos parceiros e a todos os envolvidos na produção. “Estamos no quarto ano de realização, e esse evento não é mais só de Tobias Barreto. Esse é um evento que integra grupos de teatro de todo o Estado como nenhuma outra cidade faz. Nós fazemos o maior festival de teatro de rua do Estado de Sergipe”, afirmou o secretário ao ressaltar que grande parte do sucesso do TobiArte se deve à participação do público.

A acadêmica de pedagogia Dárcia Silva Santos esteve na abertura e aproveitou a noite ao lado da filha Vanessa, ambas entusiasmadas com a diversidade da programação. “Vim todos os anos e gosto bastante. Nós temos aqui a valorização do artista da terra. E a participação de artistas de fora também vem abrilhantar o festival. Junta o útil ao agradável e torna uma brilhante festa!”, afirmou Dárcia.

Orgulhoso por participar do IV TobiArte com a Lira Nossa Senhora Imperatriz dos Campos, o regente Luis Flávio ressaltou a importância do evento para a cena cultural. “A lira, que é patrimônio cultural de Tobias Barreto, não podia ficar de fora. Pra gente participar é sempre um prazer. A gente fica sempre contente em ver a receptividade do público. É muito bom! A nossa luta com a música é grande, mas a gente tenta superá-las”, destacou o maestro ao revelar um desejo. “Seria bom também que a comunidade local absorvesse esse espírito de cultura e continuasse durante o restante do ano fazendo cultura, formando grupos”, ressaltou ele.
Vindos de Aracaju, os músicos Chiko Queiroga e Antônio Rogério também destacaram a qualidade dos moldes do Festival de Arte de Tobias Barreto. “Nos anos 80, os festivais de música do tipo festival de arte de São Cristóvão e os encontros culturais de Laranjeiras e de Propriá tinham esse formato que hoje Tobias Barreto está fazendo. E a gente sempre participou desses momentos, mas hoje sente que infelizmente essa linha de música que a gente faz, que é uma linha muito cultural, teatral, vem se perdendo nos festivais. Tobias Barreto está dando um grande passo à frente de outras cidades ao realizar esse projeto com o intuito de realmente mostrar para o público uma cultura de qualidade, uma música de qualidade, que existe em Sergipe”, afirmou Chiko Queiroga.
Opinião compartilhada por Antônio Rogério. “A gente espera que esse festival seja sempre preservado nesses moldes e que não sofra influência para mudar seu formato nos próximos anos. A gente percebe que há uma inversão de valores, de um tempo pra cá, em relação à preservação e à difusão da cultura local nos eventos locais, principalmente das prefeituras. E esse é um evento com qualidade selecionando artistas de todo o Estado. A gente fica muito feliz de participar de um festival que realmente resgata a cultura local e as raízes e que, sobretudo, com certeza, revela também outros talentos da nossa cultura. A prefeitura e toda a organização estão de parabéns!”, saudou Rogério.
Nesta quinta-feira, 24, as manifestações continuam em diversos pontos do município, como o casarão que abriga a Secretaria Municipal de Cultura e a Praça do Cruzeiro, que recebem companhias teatrais de Estância e Aracaju, além dos grupos formados nas escolas tobienses.
Na Câmara de Vereadores acontece a Mostra Audiovisual com o Cine TobiArte. Já na Avenida 7 de Junho, que diariamente recebe o Cortejo Folclórico chamando os moradores e levando os passantes para as apresentações do dia, está instalada uma Mostra de Artes Visuais. Lá o público pode conferir exposições fotográficas em homenagem ao aniversário da cidade de Tobias Barreto e também sobre o Encontro Cultural de Laranjeiras, além de caricaturas de Tobias Barreto de Menezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário