segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cortejo folclórico encanta o público no II TobiArte



Secretário de Cultura e Juventude,
 Josenilson Bispo, aplaude grupos. 
A cultura popular tomou as ruas da cidade de Tobias Barreto. Foram mais de 25 grupos, vindos de 12 municípios diferentes, que compuseram o cortejo folclórico no ultimo dia do II TobiArte. Ao longo da Av. 7 de Junho tobienses e visitantes acompanharam de perto a trajetória que culminou no palco Tobias Barreto.
A avenida principal da cidade esteve multicolorida, repleta pela diversidade cultural do estado e que ganhou o público nesse domingo, 23, quando bacamarteiros, lambe sujo, reisado, pífano de pife, e tantas outras manifestações revelaram sua riqueza em Tobias Barreto.

Labe sujo, de Lranjeiras/SE

“A Secretaria de Cultura está de parabéns. Essa é uma festa para a qual eu trago minha família inteira pela beleza que ela tem, e pela tranqüilidade com que a gente pode acompanhar todos esses grupos”, revelou o tobiense Renato Silva.



Banda de Pífano Santa Rita.

A banda de pífano Santa Rita, de Tobias Barreto, foi uma das manifestações que representou a cidade aniversariante. “ A banda existe a 42 anos e com essa administração de Nilsinho (Josenilson Bispo) na Secretaria de Cultura,  a gente encontrou apoio e incentivo para manter nossa tradição. É uma grande satisfação participar dessa festa tão bonita”, revelou emocionado  Claudio de Oliveira, 54, representante do grupo de pífano de Santa Rita.
Leônidas de Andrade, 66 anos, toca a mais de 20 anos na banda de pífano de Santa Rita e fala sobre a importância de existirem eventos como o II TobiArte. “Minha profissão é essa aqui  e eu estou muito contente de participar desse acontecimento. É importante para a gente mostrar nosso trabalho. Quero participar ano que vem também”, disse ele.

A grande roda da cultura popular

Após percorrerem toda a avenida, os grupos se concentração em frente ao palco principal, montado para a solenidade de comemoração dos 102 anos de emancipação política da cidade. No local uma grande roda surgiu, e em seu centro os grupos demonstraram a riqueza da tradição de suas localidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário